O que é glosa e como evitar

Glosa

O que é glosa? Quais são os tipos existentes? Quais seus impactos na gestão hospitalar? Como evitar elas e mais prejuízos na instituição hospitalar?

Essas são perguntas comuns para diretores de hospitais, médicos, gestores, auditores e outros profissionais que trabalham em clínicas e em ambientes hospitalares.

Por isso, se você quer saber respostas para essas perguntas, saber como lidar com glosas, aprender como evitar prejuízos e muito mais, continue neste blog e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você sobre o assunto.

O que é glosa?

Segundo o ministério da saúde, houve um aumento de 2% no índice de glosas hospitalares em 2020.


A glosa médica trata-se de um procedimento hospitalar que tem pagamento negado pelos planos de saúde.

Seja esse procedimento um atendimento, uma internação, um exame laboratorial, remédios receitados e usados ou qualquer outro serviço que é utilizado pelo paciente.

Isso acontece geralmente por falta de comunicação ou erros de profissionais que deixam de assinar um documento ou assinam incorretamente, levando a procuras pelo profissional, retrabalhos, atrasos e prejuízos financeiros para o hospital ou clínica.

Quais são os tipos de glosa existentes

As glosas são divididas em 3 diferentes tipos, de acordo com suas características e individualidades. Confira quais são elas:

Glosas administrativas:

Essa é a glosa mais comum que há. São aquelas que são recusadas devido a falhas e questões administrativas. Costumam ser mais simples de resolver do que outras, necessitando apenas de correção de dados e reenvio ao convênio.

Causas mais comuns deste tipo de glosa:

  • Erros de digitação;
  • Registro das guias de autorização médico-hospitalares de modo inadequado ou a ausência desses documentos;
  • Cálculos incorretos;
  • Valores tabelados incorretamente, fora do acordado com o convênio.

Glosas técnicas

Estas são aquelas conferidas por um Enfermeiro Auditor, pois são vinculadas ao serviço prestado ao paciente e precisam passar pelo setor de auditoria de contas para revisão.

Por ser uma questão mais subjetiva, a negociação com os convênios começa a ficar complicada aqui. Elas costumam acontecer principalmente durante internações. Causas mais comuns deste tipo de glosa:

  • Inconsistência dos dados e métodos aplicados e utilizados no atendimento do paciente;
  • Descrições incompletas ou com erros sobre os procedimentos do paciente;
  • Imprudência quanto aos medicamentos utilizados e falta de checagem com o nome e registro do profissional responsável pela sua administração;
  • Dados incorretos no prontuário do paciente.

Glosas lineares

Esse tipo de glosa é recorrente nos planos de saúde. É a não justificada pela operadora, sendo de particularidade e subjetividade interna dela.

Em geral, aparecem com uma justificativa que costuma condizer com a realidade. Por exemplo, a instituição pode alegar que o valor do medicamento ou tratamento que foi utilizado está acima do acordo, quando não está, assim, recusando-se a pagar e gerando prejuízos. Ter uma ferramenta ou aplicativo de auditoria ou automação costuma evitar esse tipo de glosa.


Qual o impacto das glosas nas instituições de saúde?

Como você leu acima, as glosas estão associadas tanto com erros na fase pré-analítica, quanto na pós. Ou seja, no agendamento e atendimento ao paciente e na finalização dos procedimentos.

Como muitos hospitais ainda não utilizam ferramentas, aplicativos, sistemas e outros meios de automação, as chances de erros durante esses processos aumentam e, por consequência, de glosas também.

Erros no preenchimento e dados incorretos em formulários e planilhas, descuido com profissionais, remédios não anotados com doses corretas, falta de conhecimento sobre as datas de vencimento e questões contratuais dos convênios, falhas no financeiro e burocracia para autorizar procedimentos médicos são alguns exemplos do que ocasiona glosas aparecerem.

Como você deve ter imaginado, as glosas prejudicam as instituições de saúde de diversas maneiras.

Não só afetando o financeiro, já que elas geram atrasos e até mesmo negações de pagamento, as glosas também interferem no funcionamento, no atendimento e nos serviços do hospital.

A falta de materiais, a indisponibilidade de serviços, a redução da mão de obra disponível e outros fatores inerentes ao financeiro com certeza influenciarão de forma negativa na visão dos pacientes e clientes.

Vale lembrar que os convênios médicos buscam sempre pagar o menor valor possível nos atendimentos da área da saúde.

Por isso, o monitoramento de eventuais erros que possam gerar glosas deve ser constante! Já que, qualquer perda, vai fazer uma enorme diferença.

Basta um simples erro de digitação ou comunicação para acarretar em uma glosa. O mesmo vale para demais outras regras de cada convênio, que costumam mudar com bastante frequência.

Assim, é necessário fazer um controle ativo, monitorando todas as atividades desde que o paciente dá entrada na instituição, buscando sempre cumprir adequadamente as etapas do registro até o envio final das informações ao convênio, para que evitemos glosas e prejuízos.

Como evitar glosas?

A fim de evitar perdas financeiras, retrabalhos e demais problemas que costumam vir acompanhados das glosas, fique atento às dicas que iremos passar.

1 – Invista em capacitação

Como grande parte das glosas são devidos a erros humanos, capacitar profissionais que você já tem e, na hora de contratar, escolher profissionais mais capacitados, é um grande passo para resolver parte dos problemas.

No caso de instituições hospitalares, opte por profissionais que possuam conhecimento           ou capacidade técnica, ou mesmo ensine isso a eles, já que isso evita desperdício de tempo e recursos nos processos internos.

Um funcionário que fatura um procedimento, por exemplo, precisa saber o que pode ou não ser cobrado e o porquê disso. Ele também precisa saber exatamente o que precisa ser digitado e como, já que isso influencia diretamente nas glosas serem geradas ou não.

Por isso, investir em aprendizagens e treinamentos nunca é demais, já que profissionais que sabem o que estão fazendo, cometerão menos erros do que aqueles que não tem o conhecimento específico para a tarefa.

2 – Opte por um sistema de gestão ou uma ferramenta ou aplicativo de glosas

Em tempos cada vez mais digitais, não é incomum encontrarmos aplicativos e ferramentas que realizem o trabalho manual de forma muito mais rápida e sem erros.

Por isso, recomendamos buscar e investir em um sistema que faça esse e outros trabalhos para você, como é o caso do nosso software DINO, que oferece comunicação, integração entre os setores e soluções e identificações da glosa.

3 – Controle os exames e processos

Para que um paciente consiga fazer um exame por meio de um convênio de plano de saúde, ele precisa de um encaminhamento médico, o que significa que antes do exame, tem de passar por uma consulta para ser atendido.

Cada convênio tem mecanismos específicos de autorização de exames e pagamento aos médicos e hospitais.

Por isso, atentar-se e seguir esses mecanismos específicos como uma base na sua instituição é fundamental para impedir inconformidades com o convênio e geração de glosas.

Dessa forma, é possível ter a devida autorização para requisições e pagamentos, agindo com total conformidade e de acordo com as regras estabelecidas pelo convênio.

Evitar glosas exige organização e dedicação

Agora que você já sabe o que são glosas e como evitar elas, por que não experimenta colocar estes métodos em prática? Assim, você vai resolver vários problemas de uma vez só. Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Então, compartilhe ele com outras pessoas que também possam aproveitar!

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